Lilá Brown é um personagem fictício dos livros da série Harry Potter, escrita por J. K. Rowling. A garota ficou mais conhecida porque namorou com Rony Weasley. Também é famosa por seus gritos histéricos iguais aos de Parvati.
Lilá nasceu em 1980. Entrou em Hogwarts em 1991 e foi escolhida para a Grifinória, assim como Harry Potter, Rony e Hermione. Ela divide o dormitório das garotas com Hermione e Parvati, que é a sua melhor amiga. No terceiro ano, assim como Parvati, descobrimos que ela é apaixonada por Adivinhação, matéria ensinada por Sibila Trelawney, numa das aulas, a professora prediz a morte de seu coelhinho Bínqui, que pouco tempo depois, ela descobre que morreu.
No quinto ano, Lilá, que era a favor do Ministério da Magia e contra Harry, entra para a Armada de Dumbledore depois de um tempo, preferindo acreditar nele e assiste a todas as aulas do grupo.
No sexto ano, Lilá se torna rival de Hermione pelo amor de Rony. Consequentemente consegue namorá-lo e lhe dá carinhosamente o apelido de Uon-Uon. Mas depois de um tempo, ela termina com Rony por ver ele e Hermione saindo do dormitório juntos (porém, ela não sabia que Harry também estava no meio coberto pela Capa de Invisibilidade).
No sétimo ano, luta com os alunos na batalha de Hogwarts. Lilá é mordida por Fenrir Grayback e, após Hermione estuporá-lo, impedindo que ele a matasse, sobrevive.
Lilá se mostra uma garota muito ingênua, mas por outro lado, uma garota muito sensivel. Chorou quando seu coelhinho morreu e quando a professora Sibila foi despedida.
Lavender e Brown significam respectivamente "lilás" e "marrom" em inglês.
Dados Biográficos
Nome Completo: Lilá Brown
Sangue : Puro
Família: Não há maiores informações sobre a família
Data de Nascimento: 1980
Cabelo: Loira
Olho: olhos castanhos
Equipe (Casa): Grifinória
Organizações as quais pertence : Armada de Dumbledore
